segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Memórias de uma Gueixa

# Cherry




 Olá pessoas !

Hoje lhes trago uma dica de livro/filme maravilhosamente maravilhosa: MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA.

Bom, o romance Memórias de uma Gueixa é de autoria de Arthur Golden, que nos faz mergulhar na tradicional cultura japonesa, onde há uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. A história se inicia numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde Chiyo, uma menina de 9 anos, é tirada de casa e vendida como escrava. Aos poucos, vamos acompanhando sua saga na transição de menina para mulher, gueixa. Participamos de sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e claro, a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso (armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens). Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casa de gueixas e agora, Sayuri, vê-se forçada a se reinventar em outras situações, outras paisagens.

O filme segue bastante o livro, mas não deixa de ser um ótimo filme. O negócio é saber apreciar cada um como um. Minha experiência se iniciou com o filme, o que achei muito interessante, porque depois, ao ler o livro, os personagens já tinham um rosto e eu já tinha uma base do que estava acontecendo e tudo mais, os detalhes eram mais vívidos e tudo mais. Realmente indico assistir o filme antes de se ler o livro. Apesar de que no livro, a experiência será muito mais encantadora, devido aos milhares de detalhes que encontramos nele, o que não acontece, e não tem nem como acontecer num filme de 1, 2 horas.







Enfim, espero que vocês embarquem nesse lindo romance, embriagado de fatos históricos fascinantes. :D

Ah, e como diria o tio do Jackie: - E mais uma coisa: Não tem grana pra comprar o livro? Visite a biblioteca da sua cidade, ou os sebos, assim você não se desespera por ter que desembolsar uma puta grana num livro novinho em folha. :D



Nenhum comentário:

Postar um comentário